[café com cheirinho]

22 março 2007

Árbitro no Ajax - PSV ...

Reparem no árbitro a festejar o quinto golo do Ajax!

Isto, a acontecer em Portugal, faria correr muito tinta (nos jornais é claro) e seria motivo para (pelo menos) uma semana de programas desportivos!

20 março 2007

Petit em grande…

Com a vitória de ontem, contra o ultra defensivo E. Amadora – pela margem mínima (0-1), voltamos a depender única e exclusivamente de nós para conquistar a Liga!


Petit voltou a ser decisivo aplicando uma “bomba” que nos deu três importantes pontos e nos colocou a “morder os calcanhares” do FCP.

A próxima jornada adivinha-se escaldante!

Força SLB!!

18 março 2007

Está nas nossas mãos…

Depois do desfecho do derbie de ontem (FCP 0 – 1 SCP), ficou totalmente nas nossas mãos a oportunidade de vencer a Liga. Mais do que nunca é preciso muita concentração, espírito de sacrifício e muita ambição, a começar já no jogo de amanhã contra o Estrela da Amadora, que temos de vencer custe o que custar. Nesta altura do campeonato as possibilidades de errar são nulas, sob pena de deitar tudo a perder.

Quem, no inicio da época, diria que os próximos dois jogos do Benfica (E. Amadora e FCP) seriam decisivos para as suas aspirações a campeão nacional 2006/07!

Força SLB!!

15 março 2007

Haja nervos…

Tivemos de sofrer até ao fim para ver o Benfica passar aos quartos de final da Taça UEFA. Começo a ficar sem paciência e sem nervos para ver as segundas partes dos jogos!

Não consigo compreender como é que uma equipa consegue fazer vinte minutos de muito bom futebol, marcando mesmo 2 golos, sendo o segundo uma execução soberba de Petit, daqueles golos de encher a alma e levantar o estádio e depois eclipsar-se completamente num futebol de muito sofrimento e pouca racionalidade. Assim foi o Benfica 3 – 1 PSG de hoje!

É verdade que foi tirada a ferros mas com esta vitória passamos a ser a única equipa portuguesa presente nas competições europeias na presente época. Fico agora à espera do sorteio para ver o próximo adversário na expectativa de seguirmos em frente rumo à conquista da Taça, mas com os índices de capacidade de sofrimento já muito baixos, espero bem que cheguem até ao final da época, pois agora é que isto começa a aquecer!

Força SLB!!

PS: Não comento a entrada de Moretto para o lugar de Quim, em detrimento do Moreira, pois já toda a gente percebeu que o Santos gosta de ser do contra!

13 março 2007

Época dos sumaríssimos…

Dois golos espectaculares de Simão e Petit, o primeiro no início e o segundo a fechar o encontro, chegaram para vencer a União de Leiria pela terceira vez esta época (desta por 2-0), mantendo assim a distância para o primeiro lugar. Mas nem tudo foi um mar de rosas!

O jogo fica marcado por algumas situações menos boas:

– Para não variar, a teimosia de Fernando Santos em não refrescar a equipa, levando com isso a que o Benfica tenha sempre umas segundas partes muito sofridas (já começa a ser estupidez!).

– Já no final da segunda parte o Simão deixa a bola sair das quatro linhas para que o seu colega fosse assistido, isto depois de ter feito um compasso de espera para ver se o árbitro da partida interrompia o jogo (o que não aconteceu). Na sequência, e demonstrando uma total falta de fair-play, os jogadores do Leiria continuaram o jogo sem dar a posse de bola ao Benfica, nascendo ai uma grande confusão, com o Katsouranis a ver o cartão amarelo (justo) depois de levar a bola à cara do jogador Harrison (um dos causadores de todo este conflito). Na minha opinião todo este conflito centra-se na inoperância do árbitro do jogo, pois devia ter sido este a parar o jogo no momento em que o jogador do Benfica ficou caído no chão, evitando assim toda a confuso sequente ao lance. Quando é que os árbitros portugueses começam a seguir um procedimento já à muito implantado nas competições europeias, acabando assim com estes falsos momentos de fair-play?

Com o cartão amarelo (5 na Liga) Katsouranis fica automaticamente de fora no jogo contra o Estrela da Amadora mas os comentadores da Sport tv não pareciam satisfeitos com isso, mostrando e comentando vezes sem fim o golpe teatro do muito mau actor Harrison, insinuando que o jogador do Benfica poderia ser alvo de um dos tão badalados sumaríssimos. À queda ridícula de Harrison (já que estamos na onda dos sumaríssimos, porque não também ela merecedora de um), juntou-se o não menos ridículo comportamento dos senhores da televisão!

Força SLB!!

09 março 2007

Eu acredito…

O Benfica não conseguiu melhor do que uma derrota por 2-1 na casa do PSG, ficando no entanto, para quem viu o jogo, a sensação de que a sorte nada quis com a equipa. No entanto este resultado deixa tudo em aberto para a segunda mão a disputar no estádio da Luz.

Numa noite em que as contrariedades começaram bem antes do início da partida, com a indisponibilidade do nuclear Katsouranis, o Benfica até começou bem, marcando logo aos 9 minutos por intermédio de Simão com um raro golo de cabeça, levando os muitos adeptos do Benfica presentes no estádio ao delírio. Ao invés de trazer tranquilidade e ambição este golo trouxe um inexplicável abrandamento do ritmo de jogo, muito bem aproveitado pela, psicologicamente insegura, equipa do PSG.

O jogo fica marcado pelo agravamento da lesão de Luisão (esteve toda a semana condicionado) ao minuto 32 e sua consequente substituição pelo estriante David Luiz. A entrada sem preparação aliada a falta de comunicação com o seu companheiro, Anderson, fez com que o Benfica tivesse 10 minutos terríveis (onde o desacerto da zona defensiva foi total), muito bem aproveitados pelo PSG, no decorrer dos quais facturou 2 golos.

Na segunda parte o Benfica entrou mais seguro defensivamente e com vontade de dar a volta por cima, mas com a equipa do PSG muito fechada lá a traz na expectativa do contra-ataque e com mais uma lesão para o Benfica, desta o João Coimbra, obrigando mais uma vez Fernando Santos a recorrer ao banco (onde as opções eram muito limitadas), o resultado não viria a sofrer alteração. Saindo o Benfica do Parque dos Príncipes sem conseguir brindar os milhares de emigrantes ai presentes com uma tão desejada vitória.

Gostei muito das exibições do João Coimbra e do David Luiz. O primeiro chamado à titularidade para colmatar a ausência do cada vez mais imprescindível Katsouranis, respondeu muito bem com muita entrega e principalmente na segunda parte tentando assumir o jogo sem medo, pena ter saído mais cedo devido a lesão. Acho que este merece jogar mais do que os 2 ou 3 minutos que tem jogado nos últimos jogos pois, para além de ser um jovem das escolas do Benfica, tem muita capacidade de choque e joga de cabeça levantada o que é fundamental para um médio. O David Luiz, que fez a sua estreia com a camisola do Benfica, entrou a substituir o Luisão e pode-se dizer que entrou muito nervoso (o que é perfeitamente normal) e que tem alguma culpa nos golos sofridos, mas na minha opinião foi o Anderson que ficou mais abalado, não ajudando em nada à rápida integração do jovem central. Na segunda parte já podemos ver um David Luiz mais calmo, decidido e muito rápido na antecipação aos atacantes do PSG, tendo coroado a sua boa exibição com um excelente remate de cabeça defendido no limite por um defesa da equipa francesa. Fiquei com a nítida sensação de que o brasileiro vai dar que falar (o Anderson que se cuide!).

Como já disse, a eliminatória está totalmente em aberto, pois do que vi do PSG é uma equipa que está ao nosso alcance e que podemos e devemos vencer no estádio da Luz.

Força SLB!!

05 março 2007

Os Gato Fedorento na Gala do Benfica...


04 março 2007

Apatia…

Num jogo de muito sofrimento para os jogadores e adeptos, o Benfica lá conseguiu ganhar ao Aves com um golo muito oportuno do mal amado Nuno Gomes.

Mais uma vez ficou bem patente que o treinador do Benfica não tem big balls para apostar nos jovens, tendo com isso apostado numa formação inicial que não lembrava ao diabo. Com a ausência de Luisão por castigo fez recuar Katsouranis para o eixo da defesa, entrando Derlei para interior esquerdo. Estes remendos todos só porque teve receio de apostar nos jovens, David Luiz e ou João Coimbra. Estas alterações não são alheias à exibição do Benfica ter estado muito abaixo do habitual.

O Benfica teve uma primeira parte muito má, sem conseguir criar nenhuma oportunidade de golo e com os jogadores a não saberem muito bem como se posicionar em campo (principalmente Derlei). A única grande oportunidade de golo da primeira parte seria um penalti a favor do Aves por suposta mão na bola de Karagounis (do qual eu discordo redundantemente), mas que o Quim defendeu muito bem.

Mesmo vendo (pelo menos devia) que o meio campo do Benfica não conseguiu pegar no jogo durante toda a primeira parte, Fernando Santos inicia a segunda parte com um 4-2-4, colocando Simão e Derlei (não se viu durante todo o jogo) nos extremos, deixando o meio campo muito povoado de jogadores do Aves para os desamparados Petit e Karagounis. O Benfica conseguiu melhorar um pouco e foi no decorrer desse pequeno ascendente que consegui chegar ao golo por intermédio de Nuno Gomes, a responder muito bem a um bom cruzamento de Nelson. Pouco depois do golo benfiquista o jogador do Aves Sérgio Nunes foi expulso por duplo amarelo e incompreencivelmente foi neste período que o Benfica jogou pior, com muitos passes longos, muita intranquilidade, não tendo sido capaz de serenar o jogo. Com a apatia de Fernando Santos no banco.

Já começa a ser regra termos finais dos jogos muito sofridos devido a esta apatia evidente e irritante de Fernando Santos. Vendo que a equipa estava de rastos (mesmo jogando contra dez), principalmente o meio campo, não consegui fazer uma substituição, mantendo com isso a sua regra de só fazer substituições a partir do minuto 80, de preferência no minuto 93, só para queimar tempo. Quando os jogos tiverem menos de 3 minutos de descontos quero ver como é que Santos vai resolver o problema das substituições!

Felizmente não aconteceu o mesmo que em Paços de Ferreira e conseguimos os 3 pontos, muito importantes para continuarmos na luta pelo título. São neste jogos de grande sofrimento que se vê quem tem a estrelinha de campeão!

Como é do conhecimento público o jogo foi transmitido pela TVI, cujos “comentadores de big brother” teimam em demonstrar toda a sua parcialidade na análise dos jogos do Benfica. São estes senhores pagos só dizerem asneiras pela boca fora. É dos meus olhos ou estes não percebem (ou não lhes interessa perceber) nada de futebol!

Força SLB!!