[café com cheirinho]

28 fevereiro 2007

103 Anos de Glórias…

«Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal.

Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes.»

Ser Benfiquista (Luís Piçarra)

Muitos Parabéns Sport Lisboa e Benfica !!

27 fevereiro 2007

Meia hora à Benfica…

O Benfica continua invencível no estádio da Luz, depois de ontem derrotar o Paços de Ferreira por 3-1, no jogo referente à 19 jornada da Primeira Liga.


Uma primeira meia hora fantástica, da qual resultaram dois golos (um de Simão e outro de Nuno Gomes), chegou para o Benfica vencer o Paços de Ferreira de uma forma mais ou menos tranquila.

O jogo só não foi mais tranquilo porque após o segundo golo os jogadores do Benfica relaxaram um pouco deixando que o Paços marcasse o seu golo já nos minutos finais da primeira parte. Este golo fez com que os jogadores do Paços iniciassem a segunda parte de uma forma mais aguerrida na esperança de fazer o golo do empate, o que fez com que os jogadores do Benfica “tremessem” nos minutos iniciais, mas não demorou muito tempo para que estes perceberem que estavam a jogar em casa e que quem tinha de mandar eram eles. Foi então de forma natural que Simão marcou o terceiro golo do Benfica (o seu segundo) e “matou” por completo as pretensões do Paços.

Mais uma vez o Fernando Santos só fez as substituições nos 10 minutos finais, sendo que duas delas foram já em tempo de descontos, e com isto ajudou à intranquilidade no final do jogo, pois a condição física de alguns jogadores já deixava muito a desejar. Continuo sem perceber a sua gestão do plantel do Benfica quando se vê, por exemplo, que o Katsouranis está nos limites.

Toda a equipa do Benfica jogou de forma exemplar (exceptuando a atrapalhação no golo do Paços) mas quero destacar as exibições de Luisão, Petit e Simão. Foi sobre estes pilares que assentou todo o jogo do Benfica.

A equipa tem de continuar a jogar assim, rumo ao título de campeão nacional 2006/07!

Força SLB!!

22 fevereiro 2007

Venha o PSG…

Com a vitória de hoje na Roménia o Benfica carimbou o passaporte para os oitavos de final da Taça UEFA, derrotando por duas bolas a uma o Dínamo Bucareste (no conjunto dos dois jogos ficou 3-1).

Conta todos os prognósticos, Fernando Santos colocou Derlei ao lado de Miccoli, remetendo o Nuno Gomes para o Banco de suplentes. Esta foi de resto a única alteração em relação à equipa que jogou contra o Nacional da Madeira (já com Karagounis no lugar de Rui Costa).

Jogando num estádio com condições muito más (os da nossa 2ª Liga são melhores), o Benfica começou muito bem o jogo, pressionando em todo o campo e não deixando o Dínamo jogar. Nos primeiros 15 minutos a equipa encarnada teve mesmo duas ou três possibilidades de se adiantar no marcador, o que não aconteceu. O golo surgiria pouco tempo depois e contra toda a corrente de jogo para o lado do Dínamo, numa boa desmarcação a rasgar toda a defesa do Benfica, ficando a eliminatória empatada a 1-1. Este golo abalou muito os jogadores do Benfica, que só se conseguiram recompor quando faltavam cinco minutos para o final do primeiro tempo, retomando a dinâmica com que iniciaram a partida, mas sem resultados práticos.

A segunda parte começou tal como acabou a primeira, com o Benfica a dominar e a criar oportunidades. Os golos encarnados surgiriam de forma idêntica, na sequência de dois pontapés de canto, com Anderson primeiro e Katsouranis depois, a surgirem ao primeiro poste e a desviarem para o fundo da baliza sem qualquer hipóteses de defesa para o Lobont. O jogo não acabaria sem antes o guarda-redes do Dínamo, Lobont, ter feito duas ou três defesas de dificuldade muito elevada.

Tal como se esperava, com maior ou menor dificuldade, o Benfica passou aos oitavos de final, onde vai encontrar o PSG. Este adversário vem de encontro às minhas pretensões, pois devido a grande comunidade de portugueses existente em França e particularmente em Paris, o Benfica jogará em casa nos dois jogos. De falta de apoio os jogadores do Benfica não se poderão queixar!

Mas… agora vem o Paços de Ferreira!

Força SLB!!

18 fevereiro 2007

Este é o Miccoli…

O Benfica recupera o segundo lugar ao vencer hoje o Nacional por 2-0. O triunfo sem contestação foi construído na segunda parte do jogo, com Miccoli a fazer o gosto ao pé por duas vezes. Mais uma vez, e depois de ter marcado de contra o Dínamo, Miccoli volta a ser decisivo, mostrando que quando está no pleno das suas capacidades físicas é um jogador extraordinário.

Para além de Miccoli há a destacar pela positiva, mais uma vez, o grande jogo do capitão, Simão e a grande entrega de Nuno Gomes, após uma semana onde viu questionada a sua titularidade (por mim inclusivamente), fazendo mesmo a assistência para o primeiro golo de Miccoli.

O jogo fica também marcado negativamente por mais uma lesão muscular de Rui Costa, tendo sido substituído 12 minutos após o início da partida. Espero que esta não tenha a gravidade da anterior, para o bem do Benfica, mas principalmente porque o Maestro não merece o que está a passar no seu regresso ao clube do coração.

Esta lesão (até pode ser uma coisa insignificante) traz mais uma vez para a actualidade o profissionalismo do departamento médico do Benfica. Este tipo de lesões têm sido muito abundantes no Benfica na ultima meia dúzia de anos e não se pode dizer que a culpa e dos treinadores ou mesmo dos preparadores físicos, pois foram muitos os que por ai passaram neste intervalo de tempo. Deixo então uma pergunta no ar – será que não está mais do que na altura de equacionar o profissionalismo ou a profissionalização de toda a estrutura clínica do Benfica?

Força SLB!!

Nacional – Benfica … antevisão

O Benfica joga amanhã na Choupana a possibilidade de regressar ao segundo lugar, depois do empate de hoje entre o Paços de Ferreira e o Sporting. Mas mais importante ainda é reduzir a desvantagem para o líder, que neste momento esta em 7 pontos (Benfica com menos um jogo).

Tradicionalmente a Choupana é um campo de onde o Benfica não traz grandes recordações. Pode mesmo dizer-se que é um dos campos mais difíceis da Liga, principalmente no Inverno, devido ao seu clima muito peculiar. Aliado às condições físicas está o comportamento muito organizado da equipa do Nacional que, apoiada por uma claque feminina que chega a ser enervante, a torna uma das mais complicadas de levar de vencida no seu reduto.

Precavendo todos estes cenários, entrando em campo com muita entrega, organização e espírito de sacrifício, o Benfica deverá iniciar a partida com o onze escalonado no esquemático.

Força SLB!!

15 fevereiro 2007

Ao intervalo…

Ao intervalo da eliminatória da Taça UEFA o Benfica está na frente depois de ter vencido no estádio da Luz, o Dínamo de Bucareste por 1-0, com um golo obtido já na fase final do encontro.

O Benfica iniciou o jogo com a mesma equipa que actuou contra o Boavista, entrando Petit e Karagounis para os lugares de Beto e João Coimbra respectivamente.

Logo no início da primeira parte começou-se a notar algum nervosismo por parte dos jogadores do Benfica, fruto dos dois maus resultados obtidos anteriormente. O comportamento ultra defensivo da equipa de Bucareste aliado ao facto dos jogadores do Benfica quererem fazer tudo rápido de mais, fizeram com que a primeira metade do jogo cessasse sem nenhum motivo de relevante interesse, exceptuando uma grande defesa de Lobont (guarda redes do D Bucareste), opondo-se de forma brilhante a um remate “à queima-roupa” de Nuno Gomes. Embora a equipa do Benfica tenha dominado por completo os referidos 45 minutos.

Contrariando a apatia que lhe é habitual, Fernando Santos substituiu Petit (já com um amarelo) pelo regressado Miccoli, logo no recomeço do jogo. Com esta alteração o Benfica ficou a jogar num 4-3-3, com Simão a ter total liberdade para aparecer, ora na esquerda, ora na direita. Esta alteração fez com que a equipa passa-se os primeiros minutos da segunda parte a tentar reorganizar-se, aumentando assim a pressão sobre os jogadores, que não conseguiam furar a muralha defensiva do Dínamo.

Já com Derlei em campo (substituiu Nuno Gomes), e a faltarem aproximadamente 20 minutos para o final do encontro, começou a pairar na Luz o fantasma do jogo contra o Boavista, com um livre de Simão a bater com estrondo na barra da baliza de Lobont a ajudar à festa. Só ao minuto 88 Miccoli, na recarga a um remate de Simão (a corresponder a um passe excelente do “Maestro” Rui Costa) defendido de forma impossível por Lobont, conseguiu coroar o seu regresso com um golo que fez respirar de alivio todo o estádio da Luz.

No seguimento do golo marcado por Miccoli, viu-se Luisão a falar e gesticular para os espectadores, demonstrando o seu desagrado por estes terem passado todo o jogo a assobiar a equipa, ajudando a enervar a equipa que já por si estava intranquila. A atitude de Luisão tem o meu apoio e compreensão (se é que isso serve de alguma coisa!), pois é totalmente incompreensível o comportamento dos adeptos do Benfica que pagam para ir apupar a equipa ao invés de a apoiarem. Na minha opinião existem muitos adeptos que não merecem, nem o dinheiro que têm para comprar o bilhete, nem tão pouco o privilegiou que têm de ir à Luz ver o Benfica a jogar.

Em Portugal existe o preconceito estúpido de que a equipa é que tem que puxar pelos adeptos e não o contrário. Preconceito esse que este bem presente no jogo de ontem, com os espectadores a puxarem pela equipa numa altura em que esta já pouco precisava, dai a justa demonstração de descontentamento por parte de Luisão.

O jogo acabou com uma vitória tangencial do Benfica, mas com o objectivo de não sofrer golos alcançado. Porém ainda estamos no intervalo da eliminatória, faltando ultrapassar ao teste de 90 minutos num ambiente hostil, no reduto do Dínamo Bucareste.

Ps: neste jogo viu-se mais uma vez a classe do “maestro” Rui Costa, que encheu o campo comandando a equipa com a sua batuta, estando mais uma vez no lance de golo do Benfica. Este a par de Leo e Simão (está numa excelente forma) foram os melhores jogadores do Benfica.

Pps: mais uma vez tivemos uma transmissão televisiva (desta feita na Sic) de muito má qualidade onde, principalmente, o comentador não se conseguiu abstrair da sua costela sportinguista. O mal dizer e o vota abaixo foi uma constante e depois são os primeiros a dizer que devemos apoiar as equipas nacionais nas competições internacionais. Como diria o Jorge Jesus, isto é tudo uma treta!

Força SLB!!

13 fevereiro 2007

Benfica – Dínamo Bucareste… antevisão

Porque só hoje tive a oportunidade, apenas quero fazer três observações sobre o jogo do passado sábado, para a Taça de Portugal.

1ª - A entrada de Beto para a equipa titular (dá pena ver esta pessoa a “jogar” futebol);

2ª - Os jogadores do Benfica subestimaram a equipa do Varzim por ser de um escalão inferior;

3ª - O Fernando Santos não sabe fazer substituições (será que ele faltou a essas aulas no curso de treinador?).

Na minha opinião foram estas as principais razões para a derrota do Benfica no campo do Varzim por 2-1 e consequente afastamento (prematuro) da Taça de Portugal. Sem com isto tentar tirar o mérito da equipa Poveira.

Amanhã, no jogo que marca a estreia do Benfica na edição deste ano da Taça UEFA, espero que não se repitam os erros cometidos no jogo da taça de Portugal e que a equipa entre em campo com garra e vontade de ganhar ao Dínamo (de preferência sem sofrer golos), efectuando uma grande exibição perante o seu publico. Para isso deverá iniciar o jogo com o seguinte onze.

Força SLB!!

08 fevereiro 2007

Benfica entre os 20 mais ricos do mundo…

Depois da entrada no Guiness Book of Records como o maior clube do mundo, o Benfica surge agora no estudo Football Money League elaborado pela consultora Deloitte, como o primeiro clube português a figurar na lista dos 20 mais ricos do Mundo.

Lista (valores em milhões de euros):

1 - Real Madrid 292.2
2 - Barcelona 259.1
3 - Juventus 251.2
4 - Manchester United 242.6
5 - AC Milan 238.7
6 - Chelsea 221.0
7 - Inter 206.6
8 - Bayern Munique 204.7
9 - Arsenal 192.4
10 - Liverpool 176.0
11 - Lyon 127.7
12 - Roma 127.0
13 - Newcastle United 124.3
14 - Schalke 04 122.9
15 - Tottenham 107.2
16 - Hamburgo 101.8
17 - Manchester City 89.4
18 - Glasgow Rangers 88.5
19 - West Ham 86.9
20 - Benfica 85.1

Mais uma vez tem que se dar o mérito aos adeptos, sócios e principalmente aos dirigentes do Sport Lisboa e Benfica.

Não é por acaso que se diz que somos 6 Milhões!

A notícia completa pode ser lida no site oficial do Benfica.

04 fevereiro 2007

É triste…

Depois dos jogos de hoje ainda fico mais triste com o resultado ontem obtido pelo Benfica. Até nisso tivemos azar!

Para a comunicação social (e mais uns quantos iluminados) o jogo de ontem resume-se à agressão de Derlei ao jogador do Boavista. Que é agressão ninguém tem dúvidas e por isso deve ser castigado como todos os outros.

Eis então o que vai acontecer durante a semana e no futuro próximo:

Primeiro toda a imprensa vai tentar empolar o acontecimento com primeiras páginas em tudo que é jornal. Esquecendo por completo a agressão de Caneira, ao jogador do Nacional, Ricardo Fernandes; esquecendo a grande penalidade mal assinalada em favor do Sporting e consequente simulação de um jogador de quem eu me recuso dizer o nome; e esquecendo que o segundo golo do Sporting é marcado de forma irregular.

Depois a comissão disciplinar vai demorar muito tempo a decidir. Decidindo-se por fim por uma coima a aplicar ao jogador (Derlei), sem nenhum jogo de suspensão. Desviando desta forma mais uma vez todas as atenções para o Benfica e dando asas aos protestos dos outros clubes.

Por último, por altura do jogo Benfica – FC Porto, surge um pedido de sumaríssimo ao sucedido, por parte dos dirigentes do FC Porto, para deste modo tentarem fazer com que o jogador em causa não jogue contra eles.

É triste, mas é assim o futebol que temos em Portugal!

Relativamente às simulações dos jogadores – enganadores – mergulhadores. Não está na altura de estes serem alvo dos tão falados sumaríssimos, tal como os jogadores que cometem faltas não assinaladas (ou mal ajuizadas) pelos árbitros?

02 fevereiro 2007

E o Futebol acontece…

Se na jornada passada o Benfica jogou de forma pragmática concretizando as escassas oportunidades de que dispôs, o jogo de hoje foi precisamente o oposto, com a equipa a desperdiçar oportunidades sem fim (algumas escandalosas!) e a não conseguir desfazer o empate, sem golos, que se viria a registrar no final do jogo.

O Benfica começou o jogo tal como eu tinha previsto num 4-4-2 sem nenhuma alteração em relação à jornada anterior. A equipa teve uma grande primeira parte com um jogo muito envolvente do qual resultaram oportunidades de golo para todos os gostos (e os respectivos falhanços!) e só não marcou um golo por manifesta infelicidade.

Na segunda parte a equipa continuou com o mesmo espírito, encostando sempre o Boavista às cordas, até que aos 60 minutos Fernando Santos mexe pela primeira vez (e mal na minha opinião) na equipa, entrando Derlei para o lugar de Karagounis (que estava a fazer um muito bom jogo). Esta primeira substituição viria a desequilibrar completamente o meio campo da equipa, permitindo com isso a subida no terreno da equipa do Boavista. A partir dessa altura, tirando um ou outro lance de bola parada, o Benfica nunca mais conseguiu criar verdadeiro perigo para a baliza do intransponível William, pois a equipa ficou completamente partida e a abusar dos lances individuais!

Mesmo acabando o jogo com 4 avançados e a dominar completamente a equipa do Boavista, mas com os jogadores de rastos anímicamente, o Benfica não conseguiu desfazer o nulo!

Em resumo, podemos dizer que tivemos 4 bolas no ferro, que o William defendeu tudo (ele está lá par isso mesmo), mas no final do jogo elas contam é lá dentro e isso o Benfica não conseguiu fazer!

Este jogo serve como exemplo para aqueles que criticaram a exibição do Benfica no Restelo! Eu gosto muito de ver futebol, e hoje tivemos um grande jogo de futebol, mas eu prefiro que a equipa jogue sempre como jogou contra o Belenenses e ganhe os jogos!

Há que seguir em frente e levantar a cabeça! Força SLB!!

PS: não queria aqui individualizar a exibição de nenhum jogador do Benfica, mas não posso deixar de o fazer em relação a Nuno Gomes, que hoje continuou com o festival de oportunidades falhadas (algumas a roçar o inacreditável), reforçando a minha opinião de que o Kikin não deveria ter sido vendido! Pode-se dizer que o Katsouranis teve mais oportunidades falhadas, com 3 bolas no ferro inclusive, mas este é um médio de características defensivas e o Nuno Gomes é um Ponta de Lança internacional!

01 fevereiro 2007

Benfica – Boavista … antevisão

Não sei de quem foi a ideia de antecipar o jogo com o Boavista para amanhã (sexta-feira), o que importa é que, conscientemente ou não, prestou um grande serviço ao Benfica, pois em caso de vitória (e não podemos pensar noutro cenário) coloca o FCP sobre a pressão de terem também eles de vencer para não verem a vantagem desvanecer. Resta agora a equipa do Benfica entrar amanhã em campo com a solidez defensiva demonstrada no Restelo e um ataque mais dinâmico para poderem levar de vencida a equipa do Boavista.

Relativamente ao onze que deve iniciar a partida, as minhas escolhas passam pela continuidade dos jogadores que jogaram de início na jornada anterior, contra o Belenenses.

Força SLB!!