[café com cheirinho]

18 outubro 2006

Levantar a cabeça…

O resultado de 3-0, a favor do Celtic, em nada corresponde ao desempenho do Benfica. Durante os primeiros 10 minutos o Benfica conseguiu suportar o ímpeto inicial do Celtic, tendo depois e até ao final da primeira parte, dominado o jogo e criando algumas oportunidades de fazer o primeiro golo. Com o início da segunda parte o Benfica voltou como tinha terminado a primeira, dominando o jogo e só tendo algumas dificuldades nos lances directos para os avançados do Celtic. Depois de sofrer o primeiro golo, tudo mudou, os jogadores sentiram bastante o golo sofrido e mesmo tendo rematado à trave por intermédio do Nuno Assis, nunca mais conseguiram jogar como equipa. Isso ainda ficou mais evidente quando sofreram o segundo golo, em contra-ataque, que destruiu por completo a equipa.

Na minha opinião a primeira substituição do Benfica (Katsouranis por Nelson) e consequente mudança táctica, não trouxe nada de novo à equipa, pelo contrário, ajudou ainda mais ao desmoronamento do Benfica em termos colectivos, com os jogadores a começarem a abusar dos lances individuais.

O terceiro golo do Celtic é um castigo muito pesado para o Benfica e já vem numa altura em que a equipa já está toda partida na busca desnorteada do golo.

O melhor jogador do Benfica foi Nuno Assis, e o pior foi sem duvida o Alcides, este ultimo uma má aposta inicial por parte do treinador.

Agora é levantar a cabeça e pensar em ganhar o próximo jogo, continuar com o sistema que iniciou este jogo, pois é o que mais adequado ao plantel do Benfica. Não é por o Benfica ter perdido por 3-0 que se vai voltar a mudar o sistema de jogo, assim nunca mais se criam automatismos.

Espero que as pessoas que se deslocaram ao centro de estágios para bater palmas à equipa no dia a seguir ao jogo com a U. Leiria, não o façam agora para vaiar a equipa nem para amostrar lenços branco ao treinador. Isso não é ser BENFIQUISTA. Um BENFIQUISTA tem que apoiar sempre a equipa, principalmente nestas alturas. Podemos até não estar de acordo com algumas situações, e demonstrar esse desacordo, criticando certos aspectos, mas nunca vaiar a equipa.